Contek 1 Rectangle.jpg

"Até a mais pequena partícula está a mais"!

Tintas, pinturas ou produtos químicos: não importa o que está a ser transportado num contentor intermédio para mercadorias a granel (IBC), pois quando a CONTek IBC-Service GmbH termina a limpeza, todos os resíduos terão desaparecido sem deixar rastro.

Wolfgang Kuhn encara qualquer pedaço de sujeira ou partícula como um inimigo natural. O seu negócio é a limpeza com tolerância zero. Ele fundou a CONTek IBC-Service GmbH há 20 anos para produzir e fornecer contentores IBC (contentores reutilizáveis utilizados para mercadorias perigosas), assim como para os limpar após a utilização e antes de os devolver aos clientes. Na realidade, é um modelo de negócios muito simples. Mas em 1995, quando Kuhn e o seu sócio estabeleceram a empresa, não havia nada que se comparasse no mercado. Naqueles tempos, ele trabalhava para uma empresa que produzia tintas para impressão. "Percebi que não existia uma única empresa no mercado que disponibilizasse um conceito único para a produção, limpeza e logística de contentores IBC". Kuhn viu a oportunidade de mercado e posicionou a CONTek em conformidade como um fornecedor de serviços complete, com muito sucesso. 
 
Atualmente, cerca de 150 contentores de aço volumosos são trazidos diariamente para a fábrica em Ellrich, na Turíngia, onde são limpos e preparados para a próxima ordem de transporte. Cada contentor pode transportar entre 300 e 1 200 litros de líquido, pasta ou materiais derramáveis a granel. Os que regressam da indústria automóvel contêm frequentemente tintas e as impressoras deixam quilos de tinta residual nos contentores. Mas não importa o conteúdo, o trabalho da CONTek é remover todos os resíduos por completo e dentro dos prazos. "Se um dos nossos clientes mantiver a linha de produção em funcionamento durante a noite, vai esperar ter os contentores certos nas suas instalações na manhã seguinte", explica Wolfgang Kuhn. Assim, a fábrica em Ellrich limpa de forma contínua, seis dias por semana.
 
Após a inspeção inicial para possíveis danos mecânicos, os contentores utilizados são limpos por uma máquina segundo um processo complexo. Em seguida, são submetidos a um processo de acabamento que consiste numa limpeza final manual com panos de limpeza especiais. Todo o pessoal envolvido nesta operação está ciente das responsabilidades deste trabalho. "Digamos, por exemplo, que os resíduos de tinta ou óleo no contentor contaminam um carregamento subsequente de tinta. Um fabricante de automóveis pode ter de interromper toda a linha de produção", afirma Kuhn para descrever o problema. "Cada segundo em que a linha está parada gera enormes custos de tempo de paragem. Por isso, garantimos aos nossos clientes que os contentores limpos estão 100% isentos de cotão ou partículas, manchas, silicone, lubrificante, resíduos de óleo ou tinta". No total, a limpeza de um contentor IBC demora entre uma a sete horas, dependendo do conteúdo e grau de sujidade. 
 
Para otimizar o processo de limpeza manual, em 2011 a empresa procurou uma alternativa para substituir os panos de algodão usados até então para a limpeza final, já que não produziam resultados 100% isentos de partículas. A CONTek testou panos de limpeza de vários fabricantes; após ensaios aprofundados, a empresa optou pelo Tork Pano de Limpeza para Tarefas Pesadas. "Os panos de limpeza Tork têm-nos ajudado a melhorar a qualidade do nosso trabalho sem nos custar mais um cêntimo", declara Wolfgang Kuhn. A CONTek tem uma taxa de consumo anual de cerca de 100 000 panos. São 100 000 oportunidades para não terem de se preocupar com pedaços de cotão.

Os panos de limpeza Tork melhora a qualidade do nosso trabalho sem nos custar mais um centavo.

Wolfgang Kuhn

Fundador da CONTek IBC-Service GmbH